Herbert C. S. Araújo
O Congresso Universitário da UEPB, além da apresentação de
trabalhos acadêmicos de diversas áreas do conhecimento e demais atividades
típicas desses eventos, apresentou um atrativo a mais: o FUÁ (Festival Universitário
de Arte, de 3 a 6 de dezembro de 2013 no Campus I da UEPB, em Campina Grande).
Diretório Central dos Estudantes da Universidade Estadual da Paraíba (DCE-UEPB) promove festival de artes e dá um brilho a mais no congresso universitário.
Trupe circense Arlequim no FUÁ |
Como participante do congresso, tive a oportunidade de, além de apresentar minha pesquisa, apreciar um pouco do FUÁ nesta ultima quarta-feira (04/12/2013). Foi simplesmente maravilhoso, até para mim, que não tenho grande habilidade em apreciar o teatro, assistir à peça “Meu Enterro” (texto e direção de Júlio César Rolim), da qual, talvez, não se possa dizer que seja literalmente um monólogo, pois mesmo que seja um único ator em cena (espetáculo solo), a peça dialoga lindamente com os nossos mais profundos sentimentos – e de todos os tipos- no que diz respeito à morte ou quando nos imaginamos abraçando-a, e é isso que a personagem faz em cena de maneira profunda, crítica e um pouco irônica. Quem tiver a oportunidade de assisti-la, vai ver: um único ator vai lhe “levar” a essa estranha viagem de modo bastante atrativo e comovente. Foi um dos destaques do FUÁ, que levou arte ao Campus I da UEPB.
O festival visou incluir também fotografia, dança, cinema/vídeo, mais peças teatrais, música, literatura pintura e outras artes plásticas, com os artistas fazendo exposições que, indubitavelmente, vale a pena serem apreciadas.
FUÁ: essa ideia do Diretório Central dos Estudantes (DCE-UEPB), um festival de arte no meio do Congresso Universitário da UEPB realmente merece repetição! (Imagens e videos: Herbert Araújo) |