sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Minhas Fotografias de Natureza Favoritas e seus Curiosos Contextos (parte 1)

Se tem algo melhor do que investigar e admirar as belezas da natureza, é ter a sorte de levar com você uma pequena lembrança em forma de imagem para eternizar esses momentos especiais e transmitir um pouco dessa paixão aos demais. Mais do que um mero “registro”, trata-se de comunicação visual!

Começando com uma das mais perfeitas que já consegui fazer:
Os insetos estão entre as minhas preferências: pertencendo ao grupo mais diversificado de animais (Arthropoda), a classe Insecta se destaca pela variedade de formas e cores que não cansam de nos surpreender! Esta imagem de uma libélula, eu fiz no Rio Mamanguape, em Lagoa Seca-PB (na ocasião, a época das chuvas tinha passado e eu fui lá só para ver o que ia encontrar  nessas condições... como podem ver, o passeio valeu muito a pena). A nitidez só não ficou melhor, porque não era possível, já que a imagem é uma macrofotografia tirada com uma câmera digital comum (Sony DSC W530), um equipamento simples, com o qual fiz a maioria das minhas imagens até então.
Beleza microscópica...
Esta bela abstração foi obtida durante a observação, ao microscópio de luz, dos estômatos na epiderme foliar de uma planta da família Malvaceae durante uma aula de Anatomia Vegetal. Claro que eu não ia deixar passar. Os estômatos (pontinhos em azul escuro "em forma de boca" desempenham um importante papel nas trocas gasosas -inclusive vapor de água- entre a planta e o ambiente, sendo capazes de se manterem abertos ou fecharem-se de acordo com as necessidades do vegetal).

Em pleno dia dos namorados, a beleza dos bons momentos se completa com uma bela vista!
Não por acaso, eu e minha namorada, Roseane, visitávamos na ocasião a Pedra de Santo Antônio, um belo afloramento rochoso em Fagundes-PB. Como a paisagem no entorno, vista do alto, era exuberante, aproveitei para adicionar esta captura à minha coleção.

Quando um canal local resolveu lançar o concurso fotográfico “Paraíba dos Seus Olhos”, tive vontade de participar na categoria “Amador”. Porém, havia uma dificuldade: o tema era “Noite” e minha câmera, péssima para fotografar com pouca luz, era minha maior rival, mas como eu sou curioso, resolvi tentar até mesmo para ver se eu conseguiria driblar essa dificuldade. O resultado? Não consegui me inscrever, meu computador estava uma droga, mas fiz duas imagens de que gosto muito e aqui estão elas:
Sob a luz da lua.
Não tinha nitidez para ser competitiva, mas o efeito visual me agradou.



Um nevoeiro na floresta de altitude (descrevo no post Uma Aula De Geologia).





            
Numa só imagem, três fenômenos que me fascinam: o pôr-do-sol, um pé de embaúba acima da vegetação e muitas nuvens.

Algo curioso sobre esta paisagem é que se trata da vista na frente da minha casa. Nem precisei sair por aí.


             A beleza está nos olhos de quem vê!
Não importa quão simples é o equipamento, nem o quanto o tema fotografado pode ser discreto. Importa a originalidade no olhar e a valorização feita em cada detalhe daquilo que se tem à frente. Esta poderia ser só mais uma vespa entre tantas outras visitando uma entre tantas outras inflorescências, mas fiz com que se tornassem parte de uma experiência que agora compartilho aqui!!! Espero que tenham gostado.


Até a próxima!!!