sexta-feira, 22 de agosto de 2014

#Hashtag não é lápis de cor!



Você sabe o que é uma TAG? E hashtag? Sabe o que é e para que serve? Vou logo avisando que não é para deixar as palavras coloridas e visualmente agradáveis que elas existem (acredite, há quem pense isso!). Às vezes, as pessoas também colocam como estão se sentindo, por exemplo: #Triste (e até para xingar: #Chato). Não há crime nenhum nisso, mas que tal reparar se elas serão mesmo úteis? Pode ser que enquanto você acha que está “utilizando” essas pequenas ferramentas da internet nas redes sociais, esteja na verdade INUTILIZANDO esse recurso tão simples e prático por não compreender como e para que ele funciona. 

Lembre-se que quando buscamos um determinado assunto na internet, fazemos isso através de palavras-chave, por exemplo, as que digitamos no Google para pesquisar. Por isso, foram criadas as TAGS (etiquetas, em português), que como o próprio nome diz, servem para marcar um determinado assunto e, assim, quem quiser encontra-lo, é só clicar na TAG que aparecerão os principais conteúdos que possuem essa etiqueta, por exemplo:

TAG:

No rodapé deste blog, você encontra as palavras Educação, Ciência, Filosofia etc. em forma de links e quando clica nelas lá no rodapé, aparecem as postagens sobre cada um desses assuntos, por isso são TAGS (ETIQUETAS).

HASHTAG: palavra-chave precedida pelo símbolo #

 #herbertcrisóstomo (essa aí eu uso para divulgar minhas postagens, digite ela no Google e eu logo apareço, junto com meus conteúdos do MetaLink e Google+ que marquei com essa hashtag para serem facilmente encontrados). O símbolo, possui diferentes nomes, como cerquilha, jogo da velha, e na música, representa sustenido (adjetivo que indica a elevação de uma nota musical em meio tom).



Utilidades das hashtags:

Com tanto conteúdo na internet usando as mesmas palavras, TAGS e HASHTAGS são muito úteis para o direcionamento adequado das informações, de acordo com o tema ou assunto de interesse. Assim, elas servem para conectar conteúdos que têm alguma relação, por exemplo #Genética. Hashtags são também ótimas para a divulgação de algo, por exemplo, se você viu que as pessoas passaram a tirar selfies e quer que a sua foto selfie ganhe visibilidade, pode usar a hashtag #Selfie, pois isso pode fazer com que ela apareça entre os resultados quando alguém clicar nessa hashtag mesmo em outro local da internet (por exemplo, na que foi colacada no Twitter de outra pessoa, aparecerá também a sua foto e vice-versa -essa funciona no Google+).

De modo semelhante, você pode usar esse recurso para divulgar sua marca, seu produto, para inserir seu conteúdo em um meio específico e até mesmo para dar um diferencial para seu conteúdo on line, criando uma hashtag original e específica, para que os interessados cheguem até você ou ao seu conteúdo de modo mais direto.
Veja como funciona clicando na minha hashtag:

 #herbertcrisóstomo

Pois bem, você continua livre para para postar hashtags inúteis, confusas, ou sem sentido, fica a seu critério. Mas agora você sabe que elas podem ser bem mais úteis do que o “uso” que fazem por aí...


Nenhum comentário: